Viaje pelo cooperativismo brasileiro

A Cooperativa

No Paraná,  no início do século XX, imigrantes holandeses se fixaram no pequeno povoado de Carambeí, localizado a 135 quilômetros de Curitiba, capital do estado. Ali, a partir do conhecimento dos primeiros imigrantes na arte da produção leiteira, surgiu a marca Batavo.

 

Fundada para produzir artesanalmente leite e derivados para o mercado local, inicialmente foi batizada como Cooperativa Central de Laticínios do Paraná. Em 1928 recebeu o nome Batavo e no ano de 1980, tornou-se uma das organizações modelo desse segmento no estado.

 

Ao longo do tempo, a cooperativa passou a atuar também no setor de carnes e ampliou seu portfólio de laticínios e derivados do leite. Hoje, mais de 500 associados desenvolvem atividades em 29 municípios da região, atuando nos mercados de soja, milho, feijão, cereais de inverno, produção de sementes, pecuária de leite e suínos.

 

Tendo alcançado uma produção leiteira de 129 milhões de litros no ano de 2012, a Batavo pretende ser referência no agronegócio, com sustentabilidade e com a filosofia de que nenhum produtor sozinho é tão bom quanto todos juntos.

 

 Batavo