Viaje pelo cooperativismo brasileiro

A Cooperativa

Na região das serras gaúchas, está o município de Bento Gonçalves, conhecido como a capital brasileira da uva e do vinho. É no coração de Bento Gonçalves que se encontra a maior cooperativa vinícola do país: a Cooperativa Vinícola Aurora.

 

A história da Aurora remete a 1875, quando imigrantes do norte da Itália chegaram à região e encontraram paisagens e clima similares aos de seu país e iniciaram a cultura do plantio da uva. Cinquenta anos depois, dezesseis famílias de produtores de uvas do município lançaram a pedra fundamental da Cooperativa. Um ano mais tarde, a Vinícola Aurora já contabilizava uma produção coletiva de 317 mil quilos de uvas.

 

Hoje, com mais de mil famílias associadas, a cooperativa responde pela produção média de 50 milhões de quilos de uva e 38 milhões de litros de vinho por ano. Sua estrutura industrial  conta com uma capacidade de estocagem superior a 70 milhões de litros e uma área construída de 110 mil metros quadrados.

 

A produção é toda orientada por técnicos que, diariamente, estão em contato com o produtor,  fornecendo a assistência necessária. O cuidado é constante com a rotina produtiva: desde a plantação das mudas, ao engarrafamento do vinho.

 

 Vinícola Aurora